Palavras chaves: construção, reforma, fachada, fachada de loja, fachada de vidro
Lucas Antonio
Já pensou em ter uma fachada completamente moderna, arrojada e atrair mais clientes? Trabalhar a forma como as pessoas enxergam a sua marca traz grandes resultados financeiros e solidifica a sua empresa. Mas não adianta fazer a fachada sem planejamento, afinal a primeira impressão é a que fica e você não pode deixar transparecer falta de organização. Então, antes de construir ou reformar sua fachada, leia essas 05 regras de ouro!
1. APARÊNCIA COMERCIAL
Todo mundo compra o livro pela capa e quem não compra gostaria de ter boas capas em casa. Aposto que você prefere estar em um local bonito, receptivo e confortável. Na verdade, essas devem ser as características principais em qualquer loja, pois o cliente tem que se sentir bem na hora de gastar seu suado dinheiro. Porém não adianta ter um ambiente bonito, receptivo e confortável se quem passar na rua não encontrar sua loja. Lembre-se da Capa!
a.A primeira impressão é a que fica
As pessoas levam cerca de 90 segundos para definir se gostam ou não de alguém. Nesse curto espaço de tempo o cérebro analisa as características físicas, emocionais e a forma de agir da pessoa que conversamos, julgando ser amiga ou inimiga. Esse mesmo processo acontece quando um cliente passa em frente a sua empresa, eles analisam as características físicas, funcionais e leem a mensagem que a fachada de sua loja emite.
Isso deixa claro a importância de ter uma presença visual coerente, transmitir a mensagem correta ao cliente e não causar desconforto quando chegar a sua loja. Porque ninguém merece chegar em uma loja e não saber o que ela vende, como entrar e ainda por cima molhar na chuva ou queimar no sol.
b. Casa com cara de Casa e Loja com cara de Loja
Você sabe identificar uma casa de campo ou de fazenda? E uma loja do McDonald’s ou Apple? Elas têm características próprias, não é? Por isso você tem que buscar suas características únicas, ser identificado facilmente e ter elementos de diferenciação dos concorrentes. Assim, começará a ter uma boa presença visual na cidade.
c. O investimento vale a pena
Fachada é investimento e não um gasto, planeje como investir o montante correto e agregue valor a sua marca. Quando se trata de gastos envolvidos na aparência há uma tendência a categorizá-los como supérfluos, mas depois de ler até aqui, você já sabe que é um engano pensar isso.
Mas a pergunta que não quer calar é: como fazer um investimento que seja compatível com a renda da loja, que agregue valor e dure por um bom tempo? A resposta é: PLANEJAMENTO. Sim, planeje qual será o objetivo de sua fachada, faça orçamentos prévios e comece uma reserva de investimento para a obra.
2. CONFORTO TÉRMICO
O Brasil não é a Noruega, a insolação é o grande vilão das fachadas em vidro. Já percebeu que algumas lojas colocam toldos na frente de suas vitrines? Bloqueando completamente a visão interna? Ou que algumas lojas fecham as suas vitrines com Cortinas? Aqui em Goiânia tem um bom número de lojas assim e tudo é causado por duas simples decisões, Onde construir a loja e Como proteger a vitrine da luz solar sem bloquear a visão.
a. Os Vidros
O mercado está sempre trazendo inovações tecnológicas na indústria dos vidros, afinal é o material mais utilizado nas edificações atualmente, desde a vedação das portas e janelas até a fachada inteira. A grande preocupação é com a falta de segurança que as placas de vidros promovem ao quebrar, péssimo conforto térmico e conforto acústico regular.
Não irei listar os tipos de vidros pois caem num aspecto muito técnico e acabam tendo um preço muito alto em comparação com os temperados e laminados. Você pode até usar o melhor vidro, aquele mais seguro, termicamente eficiente e caro. Mas se o vidro não for sombreado, continuará tendo um gasto exorbitante com o ar-condicionado! Não jogue seu dinheiro no ralo com ar-condicionado, economize energia e tenha uma fachada linda.
b. Orientação Solar e Ventilação
Sabe o que acontece se a energia acabar e não tem nenhum tipo de ventilação mecânica ou natural na sua loja? O sol começa a entrar e ela vira uma Estufa! Evite esse tipo de problema, escolha o local com ajuda de um arquiteto para não cair na bobeira de pegar uma fachada muito ensolarada.
Mas se você já tem um local onde a fachada pega sol praticamente o dia inteiro e não sabe o que fazer para colocar sua vitrine ou quer por uma fachada inteiramente em vidro, existe uma solução: use os quebra-sóis ou em francês brise-soleil.
Sombreando suas placas de vidros, conseguirá economizar até 80% em energia com os ares-condicionados.
Mas não adianta apenas sombrear a fachada, tem que haver a troca de ar para não ficar um ambiente abafado, para isso você pode usar desde janelas, exaustores eólicos e sistemas de baixa pressão para forçar a troca de ar dentro da sua loja.
3. A VITRINE
A arte da vitrine e como usá-la a seu favor é o que diferencia uma vitrine chamativa de uma vitrine apagada. Você pode usar desde o contraste com o seu entorno ou até por semelhança, sempre em busca de uma boa harmonia, sem exageros e priorizando a mensagem que deseja enviar para seus clientes.
a. Segurança
A grande sacada para ter uma vitrine visível e não deixar a loja desprotegida é a segregação do espaço de exposições, ou seja, tem-se uma “salinha” envidraçada onde se expõe os produtos, não precisando ser produtos originais, afinal uma réplica de bolo ou de joia não será percebida do lado de fora da vitrine.
b. Privacidade
Queremos que o foco do cliente seja os produtos ou serviços e não a área do cafezinho ou a sala do chefe. Saber dosar a área transparente separando a parte pública da privativa é um dos pontos mais importantes ao se tratar de fachadas de vidro, criar a unidade da loja e ao mesmo tempo definir os pontos focais do cliente também está relacionado a fachada.
c. Visibilidade
Só vende quem é visto. De nada adianta toda preocupação com cada ponto já citado se ao terminar de instalar tudo, colocar um adesivo enorme nas placas de vidro, com promoções e propagandas, os elementos expostos têm que ser o foco, as promoções e propagandas devem fazer parte da exposição e não a esconder.
4. HORA DE CONSTRUIR OU REFORMAR
Como ter certeza que tudo o que planejou será executado? A única forma de ter essa certeza é ao contratar os profissionais corretos e os seus respectivos projetos, saber exatamente o que será executado e como ficará ao terminar toda a fase de obras. Além dessa consciência do resultado final, tem que ter uma boa análise do que será necessário para obra, evitando surpresas no processo da obra.
a. Análise Estrutural
Vidro é pesado e perigoso, imagine se despenca uma peça do alto da loja! Para evitar qualquer imprevisto, além do projeto arquitetônico, tem que haver uma análise estrutural e um projeto específico de instalação das placas de vidro.
b. Projeto
A dica de ouro! Como evitar dor de cabeça com a obra. O projeto completo é realmente uma mão na roda de qualquer pessoa, com ele você saberá o que gastar, quando gastar e onde gastar, evitando dor de cabeça com decisões erradas e que posteriormente exigirão desmanche ou ficará incomodando você e seu cliente.
c. Instalação
O barato sai caro, bem mais caro! E sai mesmo, imagine uma peça de vidro quebrada, o tempo gasto para refazê-la, logística de entrega e instalação e o preço disso tudo, afinal o trabalho estará sendo feito duas vezes. Por isso uma equipe que saiba o que está fazendo e bem treinada é o ideal a ser contratado.
5. MANUTENÇÃO
Efeito Detroit e o que uma fachada descuidada pode causar.
Já viu a cidade de Detroit depois de sua decadência? Construções abandonadas, ruas vazias, praticamente uma cidade fantasma.
Mas não se engane, ainda moram pessoas lá. O problema é que a aparência de abandono, descuido ou desleixo com a estética da cidade, causa um efeito de desgosto ou desestímulo à permanência. Isso potencializa a emigração e agrava a situação de abandono.
Não deixe sua loja com cara de Detroit, não passe a sensação de decadência, abandono e desleixo.
Novamente, para evitar esse destino trágico, PLANEJE as manutenções necessárias, não deixe para última hora. Uma boa maneira é pré-agendar as visitas dos técnicos e fazer uma poupança para cada eventual modificação ou manutenção.
a. Limpeza
Até a loja precisa de um banho de vez em quando. A limpeza regular, mantém o aspecto de novo, conservado e evita um envelhecimento acelerado dos elementos da fachada.
Quando se trata de vidro, a limpeza mantém as placas sempre homogêneas, não acumula manchas e a entrada de luz no ambiente estará sempre acontecendo. A limpeza normalmente é feita com produtos específicos, evitando manchas ao sol, se a fachada for muito alta usa-se o famoso balancinho, para alcançar toda a extensão dos vidros.
b. Troca de Peças
Nada dura para sempre. Uma coisa que sempre deixa as lojas com aquela cara de velha são as placas de vidro quebradas, estruturas enferrujadas ou até mesmo letreiros caídos.
Saiba quanto tempo dura em média cada elemento que compõe sua fachada, não espere que eles caiam em cima do seu cliente, ou que deem defeitos graves. Troque, afinal quando uma roupa se danifica, não tem jeito, ou vira pano de chão ou vai para a lixeira mesmo.
c. Logística
Como dar manutenção sem espantar os clientes? Já passou pela experiência de entrar em uma loja com andaimes na frente? Ou com aquele cheiro forte de Tinta? Cara, isso realmente pode incomodar e até mesmo afugentar seus clientes.
Planeje quando ocorrerá suas reformas ou manutenções, se ocorrerem na entrada, feche por uns dias, só enquanto dura a manutenção. Não faça seu cliente andar pelo canteiro de obras, é perigoso e desconfortável. Se for impossível, defina um trajeto seguro para que ninguém veja ou se sinta em uma obra.
Um exemplo claro de que se preocupar com o conforto do cliente é importante, são os shoppings. Sempre que há uma reforma nas lojas, eles fecham completamente as vitrines, as obras sempre ocorrem em horários alternativos, para não haver barulhos ou transportes de materiais enquanto o shopping está aberto.
Agora que já sabe essas 5 Regras de ouro, gostaria de pedir que acompanhe nossas redes sociais, nelas você poderá entrar em contato diretamente conosco e solicitar um orçamento! Assine também nossa lista de e-mails, sempre estamos tirando dúvidas com artigos interessantes e que podem te ajudar a realizar seus sonhos sem dor de cabeça.